Time Ofensivo

WR (Wide Receiver)

Amplo recebedor, jogador de função receber passes. Os WR's são jogadores de características bem variadas, sendo os mais altos e fortes utilizados para jogadas de profundidade e força e os menores e mais ágeis, para rotas rápidas e velozes. 

 

LT (Left Tackle)

Bloqueador ofensivo esquerdo, jogador de função proteger o lado esquerdo extremo da linha ofensiva. Os jogadores desta posição, assim como a linha ofensiva em geral são grandes e fortes, o LT em especial, é o jogador considerado por muitos, o mais importante da linha, pois é responsável por proteger o "lado cego" do QB (quando destro), já que sua cabeça fica naturalmente posicionada para o lado direito devido ao posicionamento do seu corpo.

 

LG (Left Guard)

Guarda ofensivo esquerdo, jogador de função proteger o lado esquerdo da linha, entre o LT e o C. Grandes e fortes como anteriormente mencionado, são vitais para jogadas corridas e comumente executam as chamadas jogadas traps, visando enganar os defensores adversários, mudando de posição e bloqueando outros jogadores para facilitar a corrida do RB.

 

C (Center)

Central, jogador de função proteger o centro da linha ofensiva e realizar o snap (inicio da jogada ofensiva). Toda a atenção e maestria do ataque começa com o C, responsável por dar o ponta pé das jogadas, dele é exigido controle e disciplina, para iniciar a jogada no tempo certo, que é feita pelo chamado do QB

 

RG (Right Guard)

Guarda ofensivo direito, jogador de função proteger o lado direito da linha, entre o RT e o C. Os guards, geralmente são e precisam ser mais velozes e ágeis que os OT's pois o interior da linha é onde os LB's costumam penetrar para tentar chegar ao QB.

 

RT (Right Tackle)

Bloqueador ofensivo direito, jogador de função proteger o lado direito extremo da linha ofensiva. A boa execução e bloqueio desta posição pode ser considerada uma peça chave para o sucesso do ataque, pois ao contrário do LT (que fica no lado cego), o QB esta com sua cabeça diretamente posicionada sob o RT e sua segurança pode ser determinante para uma boa performance e execução dos passes.

 

TE (Tight End)

Bloqueador/Recebedor, jogador de função bloquear junto a linha ofensiva, porém elegível para receber passes, assim como o WR. Os jogadores desta posição geralmente fortes e altos, têm se destacado nas jogadas aéreas, pela envergadura para passes altos e pela força, para ganho de jardas extras após a recepção da bola.

 

QB (Quarterback)

Lançador, jogador de função orquestrar a jogada ofensiva e principal papel lançar a bola aos recebedores, pode também entrega-lá para outro jogador correr ou até mesmo executar jogadas com seus próprios pés. É o maestro do time e em muitas franquias o principal jogador. São responsáveis por repassar as jogadas de ataque aos demais jogadores, após recebidas do técnico, através do ponto localizado em seu capacete. Os maiores salários da liga e os prêmios de melhor jogador do ano geralmente são direcionados aos QB's.

 

FB (Fullback)

Bloqueador de corridas, jogador de principal função bloquear jogadores, abrindo espaço para corridas do RB, pode também correr com a bola e receber passes, como os jogadores RB e WR. Esta posição esta caindo em desuso nos times atualmente, porém alguns times cujo plano de jogo priorizam as corridas, sempre utilizam o FB para auxiliar seu jogo.

 

RB/HB (Running Back ou Halfback)

Corredor, jogador de principal função correr com a bola entre as linhas ofensivas e defensivas. Elegível também para o recebimento de passes e desempenhador de papel de bloqueio em algumas jogadas. Em jogadas de poucas jardas, normalmente são mais acionados para manter o time de ataque em campo.

*Ofensive Tackle e Ofensive Guard, são os nomes das posições de linha ofensiva, porém por se tratar de um jogador para cada lado da linha (esquerda e direita) acaba-se utilizando o lado da linha + a posição para designar cada lugar dos jogadores, LT, LG, RG e RT.

Time Defensivo

Time Defensivo

LE (Left End)

Defensor final esquerdo, jogador de função pressionar os bloqueadores ofensivos do outro time, buscando interromper o ataque corrido ou aéreo do adversário.

 

DT (Defensive Tackle) - NT (Nose Tackle)

Defensor “maior”, jogador de função pressionar os bloqueadores ofensivos pela parte interna da linha, com o mesmo intuito de parar o ataque do adversário. Este jogadores geralmente são os maiores do time, grandes, fortes e pesados, sua explosão é a principal ameaça ao plano de jogo do ataque adversário.

 

RE (Right End)

Defensor final direito, jogador de função pressionar os bloqueadores ofensivos do outro time, buscando interromper o ataque corrido ou aéreo do adversário.

 

SLB (Strongside Linebacker)

Defensor de meio do campo lado forte, jogador de função monitorar o ataque adversário, responsável por cobrir o lado forte do ataque, geralmente onde o TE adversário estiver posicionado. Geralmente altos e fortes, justamente para auxiliar na marcação dos TE's.

 

MLB (Middle Linebacker)

Defensor de meio do campo, jogador de função monitorar o ataque adversário. Estes jogadores normalmente são os responsáveis por chamar as jogadas de defesa do time, recebidas pelo técnico através de um ponto no seu capacete. (Apenas os capitães possuem esta comunicação com o técnico, que é cortada segundos antes do inicio de cada jogada).

 

WLB (Weakside Linebacker)

Defensor de meio do campo lado fraco, jogador de função monitorar o ataque adversário, responsável por cobrir o lado fraco do ataque, geralmente lado oposto ao posicionamento do TE adversário. Tendem a ser mais versáteis e com maior mobilidade no campo.

 

CB (Cornerback)

Defensor aberto da secundária, jogador de função cobrir as áreas externas perto das linhas laterais contra as corridas e as jogadas de passe, normalmente monitorando os WR’s. Os jogadores desta posição possuem características variadas, assim como os WR's, alguns times postam suas defesas com CB's fixos por lado do campo, outros com CB's marcando WR's onde quer que estejam. 

 

FS (Free Safety)

Defensor meio da secundária, jogador de função cobrir a área em frente ao lado fraco da linha ofensiva do adversário, oposto ao posicionamento do TE, e principalmente responsáveis ​​pela defesa contra jogadas aéreas. Esta função é mais lotada no fundo do campo, com maior liberdade e movimentação no campo.

 

SS (Strong Safety)

Defensor meio da secundária, jogador de função cobrir a área em frente ao lado forte da linha ofensiva do adversário, onde está posicionado o TE, e principalmente responsáveis ​​pela defesa contra jogadas aéreas. Esta função é mais próxima aos LB’s e linha defensiva, trabalhando próximo aos demais defensores do time.

 

*Nose Tackle e Slot Corner / Nickel CB, são outras nomeclaturas das posições DT e CB respectivamente. Elas são denominadas de forma diferente para alguns esquemas táticos não usuais ou para times que utilizam outras formações defensivas.

O Nose Tackle (NT) geralmente é utilizado em defesas com 3 jogadores de linha defensiva (os Vikings como base utilizam 4 jogadores, LE, DT, DT, RE) e em função semelhante ao do DT, porém atuando sozinho no meio da linha.

O Slot Corner ou Nickel CB é bastante utilizado em situações de defesa, onde o ataque alinha mais de 2 WR’s para o ataque, os Vikings mesmo tendo como base a defesa com 3 LB’s, durante os jogos variam de formação para melhor defender o passe, com a utilização do Slot Corner/ Nickel CB, este com função semelhante ao do CB comum, porém atuando posicionado mais ao centro do campo.

Time de Especialistas

K (Kicker)

Chutador, jogador de função iniciar o jogo (começo ou início após pontuação) com um chute longo, entregando a bola ao time adversário, além de ser responsável por chutar a bola nos tiros de Field Goal e Extra Point. O posicionamento da bola é feito no chão, sendo acertado pelo Holder (que segura a bola para o chute) para os FG’s e EP’s e pelo próprio Kicker no início de jogo.

 

P (Punter)

Devolvedor de bolas, jogador de função chutar a bola ao time adversário. Diferentemente do Kicker, estes chutes não possuem a bola no chão e sim, recebidas diretamente do Long Snapper e chutadas do alto, no ar.

 

LS (Long Snapper)

Central de snaps longos, jogador de função parecida com a do C, que é iniciar a jogada do time de especialistas além de bloquear os defensores do time adversário, com um envio longo da bola ao Punter (devolução de bola ao adversário) ou ao Holder (chutes de FG ou EP).

 

KR (Kick Returner)

Retornador de Kicks, jogador de função retornar os chutes de Kickoff (início de jogo ou troca de posse de bola). Normalmente WR's ou RB's executam esta função, que pode se tornar um touchdown mesmo sem o time de ataque estar em campo. O KR conseguindo através todo o campo e chegar na end zone, marcará os 6 pontos como numa jogada do time de ataque.

 

PR (Punt Returner)

Retornador de Punts, jogador de função retornar os chutes do Punter (retomada de jogo após troca de posse de bola). Normalmente WR's ou CB's executam esta função, que pode tornar um touchdown, como mencionado acima ou ser apenas recebedora do chute, sem retorno, quando o PR optar por chamar o fair catch. (O jogador levanta uma das mãos e acena ao juiz que não correrá com a bola, após a recepção, com isso, nenhum jogador do time adversário poderá toca-lo, sob pena de falta).

*Upback (bloqueador especial de punts), Gunner (especialista em chegar no KR ou PR velozmente, para neutralizar mais rapidamente a jogada de retorno), Jammer (bloqueador focado em parar os Gunners), Holder (segurador de bola para chutes de Field Goal e Extra Point): Estes jogadores normalmente possuem outra posição especifica no time como CB, LB, RB, WR, porém como reservas. Acabam contribuindo para o time como auxiliares do time de especialistas.

Vikings FA é um site sobre o Minnesota Vikings em português sem qualquer vínculo com o time da NFL. Toda informação contida no site é de responsabilidade do criador deste ou, quando traduzido, do autor de determinado texto e não reflete qualquer opinião do Minnesota Vikings, da NFL, ou qualquer outro time da liga.

© 2017-2019 por VikingsFA.